terça-feira, 15 de abril de 2008

Coluna de Jean Carlos no jornal Resenha

A SAGA DE UM VICE-PREFEITO

O nome do vice-prefeito de Pau dos Ferros e pastor evangélico, Alfredo Luís de Melo (PR) tem sido tema de debates e especulações nas calçadas pau-ferrenses. A falta de perspectivas políticas para o vice-prefeito tem gerado uma lacuna de indefinições com vistas às eleições municipais vindouras. Pastor Alfredo observa a tendência de ser descartado do processo eleitoral de outubro, quando poderá ser engolido politicamente, tendo em vista que o seu companheiro de chapa, Leonardo Rego (DEM) tem procurado pelos quatro cantos um outro nome para compor aliança política, dando claras demonstrações de que prefere qualquer um, ao invés de Alfredo Luís. Segundo informações que são repassadas por pessoas ligadas ao vice-prefeito, o rompimento com o grupo getulista é uma questão de tempo. Os ‘movimenteiros’ de plantão afirmam que caso seja engolido por uma outra aliança, Alfredo pula fora do barco, deixando Leonardo e sua trupe a ver navios. O certo é que muito possivelmente o Pastor-político não venha a caminhar com o atual prefeito o que daria brechas para uma composição com agrupamentos ligados a oposição. Observando o desenrolar dos fatos e a antipatia de Leonardo para com o vice-prefeito, o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP), já teria sinalizado positivamente para uma absorção política de Alfredo Luís, admitindo inclusive, negociar indicação de espaços na chapa proporcional, além de acomodação administrativa em um possível futuro governo niltista. Os próximos meses serão decisivos para a política pau-ferrense. Muita água ainda passará por baixo da ponte.

DIREÇÃO RETILÍNEA
A cidade de São Miguel já está em clima de eleições municipais. Por lá, o grupo liderado pelo deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) está unido em torno da reeleição do médico Galeno Torquato (PSB). Uma reunião recente praticamente estabeleceu que a chapa majoritária do situacionismo continua inalterada. O nome da vice-prefeita Nirinha Fernandes (PMN) deverá ser confirmado como companheira de chapa do prefeito micaelense. Com a confirmação da manutenção da parceria política entre o deputado Raimundo Fernandes, o prefeito Galeno Torquato e o ex-prefeito Dario Vieira o grupo governista segue afinado para encarar o pleito que se aproxima.

BATENDO CABEÇA
Enquanto o grupo situacionista se mantém alinhado em São Miguel, a oposição bate cabeça. Até o momento, o sistema que é comandado pelo médico e ex-prefeito Acácio Campus (PMDB) ainda não definiu quem disputará as eleições municipais. Parte do grupo oposicionista ensaiou lançar o nome de Acácio, enquanto que pessoas ligadas ao médico cardiologista Salismar Lopes Correia, afirmam que não abrirão mão de disputar a prefeitura, na qualidade de candidato a prefeito. Até mesmo o filho do ex-prefeito Acácio Campos já teve nome cotado para enfrentar Galeno Torquato. O momento de indefinições na oposição vem sendo aproveitado pelo prefeito. O médico festeja, semanalmente, as adesões que não param de acontecer.

SEM DEFINIÇÕES
O encontro misterioso que aconteceu na semana passada entre a alta cúpula do PMDB, reforçou o clima de indefinições que vem sendo defendido pela ex-vice prefeita Maria Rego. Ela tem afirmado que até o momento não existe aliança fechada, apesar de alguns peemedebistas, pessoas bem próximas a presidente do partido, divulgar que a PMDB está fechado com o DEM do prefeito Leonardo Rego. Do encontro participaram, além de Maria Rego e Elias Fernandes do PMDB, o empresário Xavier Rego (PP) e o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN). Há quem garanta que a conversa avançou e que o PMDB começará a reavaliar os últimos acontecimentos políticos da principal cidade do Alto Oeste Potiguar.

ELEIÇÃO ASSEGURADA
Na cidade de Luís Gomes, o advogado Carlos José Fernandes (Dedezinho), aguarda somente o dia 1º de janeiro para assumir o comando da Prefeitura. Por lá, praticamente não haverá disputa. Sete partidos já se uniram pela candidatura situacionista e apenas o PT ainda não anunciou apoio. Caso seja confirmada aliança também com o PT, Dedezinho será candidato único. O advogado é sobrinho do atual Prefeito, Pio X Fernandes e traz na bagagem a experiência de já ter administrado por oito anos o município de Major Sales.

CLIMA DE GUERRA
Como se não bastasse à rivalidade em Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo (PP) e Getúlio Rego (DEM) devem travar mais uma grande disputa eleitoral. O palco deverá ser a cidade de Portalegre. Nilton entrou com unhas e dentes na busca pelo apoio da governadora Wilma de Faria (PSB) a candidatura do ex-prefeito Neto da Emater (PP). Rompido com o prefeito Euclides Pereira (PMDB), Neto busca sustentação política para lançar o seu nome pela oposição e enfrentar o seu ex-aliado e hoje desafeto. Euclides deve dividir palanque com Getúlio Rego que certamente indicará o vice da chapa do ‘velho’. Salve-se quem poder!

‘TAPA BURACO’
O ex-vereador Edvan Severino (DEM) deixou a secretaria de Obras e Serviços Urbanos para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Como o PMDB resolveu não assumir a pasta, pelo menos por enquanto, para o lugar de Edvan foi nomeado o funcionário público estadual, Antônio Aquino. Antigo seguidor de Getúlio Rego, Antônio Aquino finalmente foi lembrado pelo seu grupo. A nomeação ‘tampão’ deve se estender até o último dia de 2008, caso o PMDB não volte atrás e resolva assumir a secretária de Obras, em uma possível aliança com o DEM. Dessa forma, Aquino poderia voltar a amargar o banco de reservas por mais tempo.

GIRANDO

@ O Tribunal de Contas do Estado condenou o ex-prefeito de Paraná, Pedro Joaquim de Andrade a devolver a quantia de R$ 150.932,04, referente a despesas efetuadas com recursos do FUNDEF, sem a devida comprovação.

@ A médica Andréa Maia (PV) já admite uma aliança com o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP). Mas, para que isso venha a acontecer, Andréa terá que receber sinal verde dos seus seguidores em Pau dos Ferros.

@ Andréa deverá se reunir, nas próximas semanas com a governadora Wilma de Faria (PSB) para discutir os rumos da política pau-ferrense. A líder socialista deve trabalhar por uma aliança entre Andréa e Nilton. Ela quer seu grupo unido em Pau dos Ferros.

@ Quem também receberá a visita da pré-candidata do PV é a deputada federal Sandra Rosado (PSB). Andréa deixará Sandra informada sobre a conversa mantida com o ex-prefeito Nilton Figueiredo.

@ Após ter andado, notadamente, abatido, o empresário Xavier Rego mudou o semblante. Ele voltou a enxergar a possibilidade de aliança do PMDB com o PP.

@ Além disso, Xavier viu uma estrela brilhar no horizonte. Ele ainda tem esperanças de ver o seu filho, Maison Rego como o companheiro de chapa de Nilton Figueiredo. Sonhar não faz mal a ninguém.

@ Ao que tudo indica o prefeito de Rafael Fernandes, Mário Oliveira (PSB), terá dificuldades de eleger o seu primo, Vandilson Oliveira. A rejeição de Vandilson somada ao desgaste de Mário deve favorecer o retorno de Nicodemus Ferreira (PMDB) ao comando da Prefeitura rafaelense.

@ O Terminal Rodoviário de Pau dos Ferros será administrado por uma empresa privada. Trata-se da Socicam Administração, Projetos e Representações LTDA. A empresa também prestará serviços aos Terminais Rodoviários de Caicó e Natal.

@ O Major Romualdo Farias informou recentemente que informatizou a sala de rádio do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O comandante afirma que os computadores facilitarão o serviço dos militares.

@ A tropa de elite da campanha de Nilton Figueiredo acredita na experiência do advogado Honório de Medeiros para coordenar a campanha do ex-prefeito em Pau dos Ferros.

@ Para ficar bem informado é fácil. Acesse diariamente o blog mais visitado do Alto Oeste Potiguar. É só digitar www.blogdojeancarlos.blogspot.com

Nenhum comentário: