terça-feira, 15 de abril de 2008

Coluna de Glauber Nascimento no jornal Resenha

Ferramentas de campanha

Apear das limitações impostas pela Justiça Eleitoral para as campanhas, sobretudo no uso de ferramentas de divulgação dos candidatos, a intenet e o rádio vão ser os grandes filões em cidades do interior do estado. Em Pau dos Ferros, por exemplo, pela primeira vez uma emissora em FM vai transmitir a propaganda política. Somado a isso o crescente número de sites de coberturas e blogs vão apimentar ainda mais a disputa de simpatizantes de ambos os lados. Além de sola de sapato, para andar muito, e um discurso consistente, vai ser preciso aos candidatos contar com boas equipes na área de comunicação.

Tudo como antes

Quanto mais se aproxima das definições sobre as eleições municipais, mais o PMDB local fica indeciso, com alas divididas. A confirmação de apoio a Leonardo perdeu um pouco de terreno. Maria Rego saiu em visita aos peemedebistas mais próximos na tentativa de ouvir um ok da aliança com Leonardo, mas a ex-vice-prefeita encontrou resistências. A conversa é que uma pesquisa vindoura vai nortear a sigla, os números confirmaram ou não o que a cidade conversa no dia-a-dia.

Nilton e Getúlio

Se confirmado o racha entre o prefeito de Portalegre Euclides com o ex-prefeito Neto da Emater, a política portalegrense pode assistir a uma disputa de candidatos apoiados por Nilton e Getúlio. Como disse Jean Carlos, em seu bem informado blog, Nilton está intermediando um possível apoio de Wilma a Neto. Já Euclides pode além do vice do DEM ter também o apoio de Getúlio Rego.

Pesquisa

Já está na hora de uma pesquisa avaliando o momento da campanha local ser apresentada. Tomara que esta do PMDB, dependendo do instituto claro, seja divulgada. Em Natal a primeira já foi mostrada, por aqui o que chamou a atenção na foi a liderança da deputada Micarla de Souza, mas o número de indecisos, superando os sessenta por cento.

Mudança

Com a saída de Edvan Severino a Secretaria de Obras do município conta com a presença de Antonio Aquino na administração. A indicação de Aquino é justa, fiel ao deputado Getúlio Rego, não é a primeira vez que ele trabalha numa função de liderança, na área da educação Antônio tem experiência quando participou da chefia da Escola Estadual 4 de Setembro.

Desabrigados

As chuvas no interior vem causando estrago nas regiões dos vales do Apodi e Assu, com muita gente desabrigada. Além de outras cidades e estradas cortando o estado. Pelo menos o que soube é que a água em Pau dos Ferros gerou poucos prejuízos. O número de desabrigados não chega a dez. Esperamos que este número não aumente.

Em definitivo

Prefeito por três vezes do município de Riacho de Santana, o médico Weligton Soares abandonou a política. Em recente encontro com Weligton, ele me dizia que já deu a parcela de contribuição no Executivo da terra da Caripina. Para ele, a dedicação passa a ser a fmilia, inclusive residindo em Natal. Com ampla popularidade e respaldo na cidade, fica difícil de imaginar uma decisão como esta. Sem dúvida o alto oeste deixa de contar com um bom político.

Caravana

A pedido do deputado Robinson Faria uma comitiva formada por 15 deputados estaduais acompanhados dos secretários da Saúde, Adelmaro Cavalcanti, da Articulação com os Municípios, Fátima Morais, da Ação Social, Fabian Saraiva e o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Jader Torres, sairam de Natal e foram até Assu e Macau para ter noção do que aconteceu e vem acontecendo com a população. E a ida dos deputados ao Vale deu início à campanha de arrecadação lançada pelo deputado Robinson Faria na Assembléia Legislativa.

Cobrança

Após visitas as áreas atingidas pelas enchentes, Robinson Faria pediu também o empenho da bancada federal na ajuda aos necessitados. Robinson afirmou que é preciso que os deputados federais usem a ‘força e prestigio’ junto ao Governo Federal para liberar os recursos para o estado.

TV

Ninguém pode negar a importância de Silvio Santos na história da TV brasileira, mas nos últimos anos o dono do Baú parece ter desaprendido a fazer TV. Os erros na criação e horário de programas têm sido constantes. A última vítima foi o Aqui Agora. O repaginado programa policial "Aqui Agora", sucesso dos anos 90, foi ao ar pela primeira vez no dia 3 de março, às 18h, e já na estréia derrubou a audiência do SBT, deixando a emissora em quarto lugar no horário, fica fora da grade da emissora de Silvio.

Ponto Final

@ Não se fala em outra coisa na cidade se não na reunião entre o deputado Raimundo Fernandes, o empresário Xavier Rego e o ex-deputado Elias Fernandes.

@ O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, gravou na última semana participação para o programa eleitoral do DEM.

@ O PSB pauferrense até agora conta apenas com dois nomes para o legislativo municipal, o do vereador e candidato a reeleição Nel e Pelé da Farmácia.

@ No PV Andréa mantém a idéia de sair candidata. Já para a Câmara ainda não existem nomes.

@ Com algumas estradas intransitáveis, sair de Natal para Pau dos Ferros acaba sendo uma grande aventura.

@ Sempre bem informada, Soraya Viera garante que se havia algum mal estar entre Nilton e Viera Veiculos isso foi superado. Ninguém se surpreenda se Viera for presença constante no palanque de Nilton.

@ Já no palanque de Leonardo quem deve subir é o primo de Nilton Figueiredo, o médico Etelânio Figueiredo.

Nenhum comentário: