quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Presidente lança serviço que mudará urgência e emergência no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro José Gomes Temporão (Saúde), inaugurou óntem (26), um dos mecanismos que irá mudar o atendimento de urgência e emergência no país.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Campo Grande (RJ) é um exemplo para desafogar os prontos-socorros dos hospitais, dar mais agilidade no atendimento e estruturar e organizar o sistema de saúde local.

A meta do programa Mais Saúde é construir 132 novas UPAs até 2011. As unidades recebem os pacientes que precisam de pronto atendimento.

Eles são avaliados pelos profissionais de saúde, recebem tratamento e, após uma triagem, os casos mais graves são encaminhados para hospitais de referência. Também possui leitos de observação, onde as pessoas atendidas podem ficar por no máximo 48 horas.

Cada unidade tem consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório de análises clínicas e serviços de radioterapia.

NOTA DO BLOG:

Esse novo programa dará, sem duvidas, uma melhorada significativa nos atendimentos hospitalares. No hospital Regional de Pau dos Ferros, por exemplo, a urgência atende mais procedimentos ambulatoriais do que propriamente urgencia e emergência médica.
A medida desafogará unidades de urgência de todo o país, inclusive a nossa, caso sejamos contemplados com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Nenhum comentário: