terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Mais de mil amputações de pênis, a cada ano, são realizadas no Brasil

O Brasil é um dos líderes mundiais na incidência de câncer de pênis, depois da Índia e da África. No Brasil, a relação é de um caso para 100 mil habitantes. Na Índia, a incidência é de 3,32 casos para 100 mil habitantes. A menor incidência é encontrada entre os judeus nascidos em Israel, próxima a zero. A circuncisão néo-natal, isto é, feita na criança, reduz em quatro vezes a chance de o indivíduo contrair essa doença.

O presidente da SBU declarou que todo esforço deve ser feito para erradicar a doença do Brasil. “Temos que abolir [o câncer de pênis] da nossa realidade, porque é um termômetro muito ruim para o perfil de um país”. Ele revelou que na Europa e Estados Unidos, essa doença aparece de forma muito esporádica. “Nós temos que dar uma dignidade maior a esse paciente e ao país, eliminando essa doença do cenário nacional”, sugeriu.

José Carlos de Almeida informou que os números disponíveis sobre a incidência dessa doença no Brasil não correspondem à realidade. “Os números são muito aquém da realidade. São em torno de 1,1 mil amputações por ano nos homens, totais ou parciais, em função do câncer de pênis”. Os casos de amputação aumentam 10% a cada ano no Brasil.

Nenhum comentário: