quarta-feira, 30 de maio de 2007

Rogério Marinho defende projeto de financiamento universitário

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou nesta terça-feira (29) de audiência pública realizada pela Comissão de Educação e Cultura, na Câmara. O ministro defendeu Projeto que permite aos universitários financiem, em casos determinados, até 100% de suas mensalidades.

Hoje, o teto do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é de 70%. "Além disso, pretendemos, a partir de 2008, garantir com antecedência o direito ao financiamento ao estudante que estiver disputando uma vaga de ingresso, para que ele possa entrar na disputa já com essa certeza", anunciou Haddad. O objetivo da audiência foi debater as dívidas fiscais das universidades.

A comissão comprometeu-se a votar até o dia 15 de junho o parecer do relator, deputado Rogério Marinho (PSB-RN). Haddad aceitou o acordo, e lembrou apenas que o projeto precisa ser aprovado pelo Congresso em tempo hábil para ser considerado no Orçamento do ano que vem.

O relator do projeto, deputado Rogério Marinho (PSB-RN), afirmou, no entanto, que para apressar seus trabalhos precisará de respostas do governo a alguns questionamentos fundamentais, como o valor da dívida que será quitada.

De acordo com o ministro, o esforço para fortalecer o Fies não é feito em detrimento da educação pública, que está em processo de expansão. Ele revelou que até 2010 o governo vai dobrar, de 125 mil para 250 mil, o número de vagas para ingresso nas universidades públicas federais. Segundo o ministro, esse é um dos objetivos do Programa de Reestruturação e Expansão do Ensino Superior Público (Reuni), que deverá investir R$ 1,8 bilhão ao longo dos próximos anos.

Fonte: Imprensa Portal PSB / Agência Câmara

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber quais or orgão que finacia estudos universitarios


gennersonrodrigues@hotmail.com