sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Barragens ganham Unidades de Piscicultura do Dnocs

O diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, assinou esta semana, na sede da Coordenadoria Estadual do Rio Grande do Norte, em Natal, convênio de duas ações que envolvem recursos disponibilizados no final do exercício anterior e terão continuidade no corrente ano, na ordem de R$ 9.300.000,00 (nove milhões e trezentos mil reais).

Uma das ações irá possibilitar a implantação de duas Unidades Demonstrativas de piscicultura em tanques rede para a criação de Tilápia do Nilo, sendo 140 desses tanques no açude Pau dos Ferros (barragem) e 200 na barragem Santa Cruz do Apodi, que irá beneficiar cerca de 70 famílias e gerar renda mensal de aproximadamente R$ 1 mil.

A outra ação refere-se a obras emergenciais em 14 municípios atingidos pelas cheias ocorridas no primeiro semestre de 2008, abrangendo a relocação de famílias, transferindo-as da área de risco...

Construção e recuperação de açudes, barragens, pontilhão, passagens molhadas e dragagem de rio.

Outro convênio foi assinado junto à Colônia de Pescadores Z 22, sediada em Pau dos Ferros, representada pelo seu presidente Francisco Lafaiete Freire Diógenes.

"A implantação dos tanques rede significa geração de emprego e produção de alimentos, dando aos pescadores a auto-sustentabilidade necessária que vai retirá-los da pesca artesanal e os profissionalizar", disse Elias Fernandes.

O sistema de criação de peixes em cativeiros, onde os alevinos são alimentados com ração, tem o seu período de despesca a partir de 120 dias.

Nenhum comentário: