sexta-feira, 18 de abril de 2008

Estado disciplina transferências de pacientes entre hospitais

Uma medida do Governo do Estado define novas regras para a transferência de pacientes entre os hospitais públicos do Rio Grande do Norte.

A Portaria 118 estabelece que os doentes serão transferidos para outro hospital apenas quando a vaga estiver assegurada.

"Antes, as unidades de saúde do Estado encaminhavam pacientes para os hospitais sem critérios e de forma desorganizada, o que gerou uma sobrecarga em muitos deles. Com essa Portaria, vamos garantir que todos tenham acesso aos serviços de internação hospitalar sem ter que aguardar por leitos", explica Adelmaro Cavalcanti, secretário estadual de Saúde.

Uma das novidades é que agora o SAMU será obrigado a comunicar sobre todas as transferências para os hospitais, principalmente nos casos de maior gravidade, às unidades de regulação, que ficam dentro dos hospitais e são responsáveis por informar a existência de vagas.

Além disso, as unidades de saúde nos municípios passam a ter a responsabilidade de fazer o contato prévio (direto ou por telefone) com o hospital para onde o paciente for destinado, informando as suas condições clínicas e explicando as razões do encaminhamento.

Nenhum comentário: