segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Coluna de Glauber Nascimento no jornal Resenha

A campanha já começou

Seja almejando ser prefeito ou vice, muitos já começaram a dar mostras de suas estratégias visando 2008. Apesar de teoricamente a campanha pauferrense seguir um rumo bipolarizado, alguns nomes começam a surgir na cena política local com o objetivo de “quebrar” essa espécie de paradigma. Outros preferem lutar simplesmente pela vaga de vice. Neste caso a mais acirrada das disputas. Hoje, por exemplo, o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PP) tem uma lista considerável de pretendentes a vice. Apesar da bipolarização entre Nilton e Leonardo Rego (DEM), mais dois grupos trabalham na perspectiva de 2008, mesmo que ainda não contem com decisões internas consensuais, como é o caso do PMDB que vive momentos de extrema indecisão e divisão. O partido está sem saber a que norte seguir na campanha vindoura. Outro que se apresenta no cenário político é grupo do PV, comandado pela médica Andréia Maia, que dá sinais de que não está para brincadeira. Seja aspirante ou não, o certo é que todos devem andar, sair por aí, ir ao encontro do povo. Se em 2004 tivemos uma campanha bem atípica, em todos os sentidos, certamente que em 2008 não será diferente.


Finecap
Este ano “quebrei” minha assiduidade na Finecap. Daqui de Natal apenas recebi, e ainda continuo recebendo, notícias sobre a principal festa de nossa cidade. Para alguns foi um fiasco; para outros, bem organizada. O certo é que cada uma das noticias que me chega é contada de acordo com a conveniência do confidente.

PSB
As indefinições com relação ao diretório do PSB pauferrnese, parece ter chegado ao fim. Com a visita do deputado Gustavo Carvalho ao município, a sigla passou a ter novo presidente. O comerciante José Tomás comandará o partido da governadora em nível local. Antes do nome de José Tomás, o empresário Vieira havia sido procurado, mas não aceitou o convite. Apesar de ser o partido da governadora o PSB em nível local não é uma sigla forte. O partido não conta ainda com grandes nomes na cena política pauferrense.

Apoios
Enquanto esteve hospitalizado no Hospital Natal Center, o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Natal e ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo (PP), recebeu inúmeras visitas de políticos. Entre as visitas, grandes nomes que caminharão lado a lado com Nilton em 2008. A governadora Wilma de Faria, o presidente da Assembléia, Robinson Faria, o deputado Raimundo Fernandes e o Senador Garibaldi Filho foram algumas delas e são nomes certos no palanque “niltista”.

PMDB
O PMDB pauferrense segue indeciso e dividido. Muitos membros da sigla na cidade não têm conseguido dormir direito, pois sabem que o futuro do partido em Pau dos Ferros dependerá do planejamento para 2008. Antes o partido até ventilava lançar candidatura própria, mas agora essa idéia já não conta com tantos defensores. O que tem dividido o PMDB é a quem se unir: Nilton ou Leonardo? A maioria prefere voltar à aliança com o PP, numa espécie de reviver a chapa de 2000. Inclusive um dos líderes desse movimento de reaproximação com o PP é o empresário Xavier Pneus. Já o vereador Manoel Florêncio argumenta que o melhor caminho é seguir ao lado de Leonardo.

PMDB 2
Durante a Finecap algumas cenas chamaram a atenção dos politiqueiros de plantão. A caminhada do senador Garibaldi Filho, lado a lado com Leonardo. A presença do ex-deputado Elias Fernandes na solenidade de ordem de serviço da Praça de Eventos, além da participação do filho de Maria Rego no palco central da Finecap durante a abertura do evento.

Manoel
Só vejo uma explicação para o vereador Manoel Florêncio (PMDB) defender essa união com os Democratas: o baixo número de pré-candidatos a vereador pela situação com expressividade eleitoral. Ou seja: Manoel e apenas mais três ou quatro seriam os nomes trabalhados para se eleger pela situação. Já na oposição a “briga” é bem maior, e aí Manoel ia ter que se virar pra conseguir se reeleger.

Projeto
O projeto “Nossa Terra, Talento Nosso”, comandado pela médica Andréia Maia, segue de vento em polpa pelos bairros da cidade. Quem participa das ações tem destacado a excelente receptividade das comunidades. A forma de interação e valorização do que nossa gente tem de melhor credencia todo o projeto para vôos maiores. Inclusive, o projeto gerenciado por Andréia, foi contemplado pelo Governo Federal a um programa social ligado ao esporte.

Candidatura
Por falar em Andréia Maia, fontes garantem que ela é candidata em 2008 a prefeita. O trabalho cultural e social que vem fazendo nos bairros, sobretudo os mais carentes, tem estimulado a jovem médica a seguir com o pensamento de candidatura.

Em Natal
O ex-senador tucano Geraldo Melo (PSDB) poderá retomar a carreira política como candidato a prefeito de Natal. Geraldo tem sido lembrado como uma alternativa aos vários nomes populistas surgidos das especulações partidárias na cena potiguar.


Ponto Final

@ Nos últimos meses um número crescente de casos de latrocínio e homicídio tem ocorrido em Pau dos Ferros. Destaque para as policias Civil e Militar pelo rápido e eficiente trabalho na elucidação dos casos.

@ 2008 pode ser a campanha recorde em número de candidatos a prefeito em Pau dos Ferros.

@ A partir de agora, passo a manter contato com a região na Rádio CBN Natal, através da Rede Tropical de Rádio, retransmitida pela Rádio Cultura.

@ Em São Miguel a campanha de 2008 parece ser de uma chapa só. O grupo do deputado Raimundo Fernandes segue forte e unido.

@ 2007 não foi o ano das grandes festas no município.

@ Além da reaproximação com Nilton, o empresário Xavier que emplacar seu filho como vice. O problema é que falta ao jovem Maison mais popularidade, visibilidade. Mas nada que seja impossível!

@ O sinal da TV Assembléia deve dentre em breve chegar à Pau dos Ferros. Diariamente será possível, em tempo real, acompanhar as sessões e os trabalhos de nossos deputados estaduais.

Nenhum comentário: